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REGRAS DO JOGO DE TRUCO
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Mister Truco |
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Mister truco
Jogue truco on-line ou contra o
computador.
Você joga contra o computador que além de
inteligente, pode agir de forma diferente para uma
mesma situação.
Suporta variações de regras |
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Plataforma:
WinXP/Vista/Sete
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BARALHO DE TRUCO |
Joga-se truco apenas
com 1 baralho , retirando-se as cartas 8 9
10 e o curinga.
Cada carta pode ser mais forte ou mais fraca do
que outra.
Elas obedecem a seguinte seqüência:
Da maior para a menor:
3 2 A K J Q 7 6 5 4
(de todos os nipes)
A carta 4
é a mais
fraca e a 3
é a mais forte, não importando o naipe.
Ex: A carta 7 de copas tem a mesma força da sete de
paus ou outro naipe. (caso o 7 não seja a manilha)

Existem as
Manilhas, que são as quatro cartas mais fortes do
jogo, mais forte que o 3.
O naipe somente altera o valor das cartas que forem
manilhas, para saber mais sobre manilhas leia o
próximo tópico.
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AS MANILHAS |
No final da
distribuição das cartas, vira-se uma carta para cima
(a "vira") e a carta seguinte em seus 4 diferentes
naipes são definidas como as Manilhas.
As Manilhas são as cartas mais fortes do
jogo, mais fortes do que o 3.
Dentre elas a ordem de "força" obedece o naipe,
da seguinte maneira (do maior para o menor):
Paus >
Copas
>
Espadas >
Ouros.
Por exemplo se a vira for 5 as manilhas
são os quatro naipes da carta 6.
Se a vira for 3 as manilhas são os quatro
naipes da carta 4.
Cada manilha também tem seu nome (ou apelido), na
verdade vários deles:
Paus Zap.
Copas
Escopeta.
Espadas
Espadilha.
Ouros Pica
fumo.
Veja o exemplo
abaixo, onde a "Vira" é um K, então as manilhas são
os As.

No MisterTruco você pode ver quais são as quatro
manilhas ao clicar no baralho
Veja também, a
variação da regra, chamada Manilha velha, no final
deste tutorial.
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ESTRUTURA DO JOGO |
O jogo é disputado em
mãos. Cada mão vale inicialmente 1 ponto, e ganha o
jogo quem fizer 12 pontos.
Para jogar uma mão, cada jogador recebe três
cartas. No final da distribuição das cartas, vira-se
uma carta do baralho para cima (a "vira") e a carta
sequinte em seus 4 diferentes naipes são definidas
como as Manilhas.
A mão é dividida em 3 rodadas. Em cada rodada
cada jogador coloca uma de suas cartas na mesa, e o
jogador com a carta mais forte vence a rodada. Quem
ganhar 2 dessas rodadas ganha a mão e marca 1 ponto,
e uma nova mão se inicia.
Empate:
Pode acontecer de uma ou mais rodadas
ficar empatadas, daí segue-se a seguinte regra:
- Se o empatar na primeira rodada quem ganhar a
segunda vence.
- Se o empatar na segunda rodada quem ganhou a
primeira vence.
- Se o empatar na primeira e segunda rodadas, quem
fizer a terceira vence.
- Se o empatar na terceira rodada quem ganhou a
primeira vence.
- Se todas as três rodadas empatarem, ninguém marca
ponto.
O jogo termina quando um jogador (uma dupla, ou
um trio) alcançar 12 pontos.
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O TRUCO |
A grande
característica e provavelmente o maior motivo da
popularidade do jogo, é o chamado Truco!
Truco é o pedido de "aumento de aposta". A
rodada que normalmente vale 1 ponto passa a valer 3.
Quando um jogador Truca outro jogador,
este pode aceitar o Truco e rodada
passa a valer 3 pontos, pode fugir,
interrompendo a rodada e perdendo 1 ponto, ou pode
pedir Seis, elevando o valor da aposta para 6
pontos.
Da mesma maneira quando é pedido o Seis,
as respostas podem ser aceitar, fugir
or pedir Nove.
Isso pode continuar até alguém pedir Doze
onde as respostas somente podem ser aceitar
ou fugir (não existe um Quinze já que
a partida vai até 12 pontos).
O jogador, dupla ou trio que pediu Truco não
pode pedir Seis, essa regra igualmente vale
para o Seis e Nove.
O jogo de Truco também possui vários pequenos
detalhes e variações, alguns deles são:
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MÃO DE 11 |
A
mão-de-onze acontece quando um jogador(ou dupla)
atinge 11 pontos na partida. Na mão-de-onze:
1) Não se pode trucar
2) Já começa valendo 3 pontos.
o jogador(ou dupla) que marcou os 11 pontos, ao
analisar as cartas que tem em mãos, achar que não
será possível vencer a "mão", é permitido "correr"
do jogo, dando apenas 1 ponto ao adversário.
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MÃO DE FERRO (11X11) |
A
mão-de-ferro acontece quando ambas as partes estão
com 11 pontos na partida, sendo assim, quem vencer a
mão-de-ferro leva.
A mão de ferro pode ser jogada no modo normal, ou no
escuro:
MÃO DE FERRO NO ESCURO: |
A mão de
ferro no escuro é jogada assim:
A "vira" não poderá ser vista, ela deverá ficar separada
e com sua face virada para baixo, bem como as 3 cartas de
cada jogador. Ninguém poderá ver suas cartas para jogar.
Cada jogador mostra uma de suas cartas. Estando as cartas na
mesa, é hora de mostrar a "vira". Mesmo as cartas que estão
na mesa, poderão ser manilhas de acordo com a "vira". Depois
de ver quem levou a 1ª rodada, é hora de jogar a 2ª. Ainda
serão jogadas no "escuro" a 2ª e 3ª rodadas, porém a "vira"
já estará conhecida.
No MisterTruco,
você pode configurar para jogar a mão de ferro (11x11)
normal ou no escuro, basta acessar o menu "Configurações" na
tela do Game.
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CARTA COBERTA |
Na
segunda ou na terceira mão o jogador pode optar por
jogar uma carta coberta, assim pode esconder um
pouco seu jogo dos adversários de acordo com sua
tática. A carta coberta não vale nada, e quem jogou
a carta coberta perde a rodada.
Por exemplo, você pode ter três cartas muito
fortes e ganhar a primeira rodada, mas você deseja
que o adversário peça truco, então você joga a carta
coberta, para esconder o seu jogo, na esperança
dele pedir truco e você pedir seis.
No
MisterTruco, você cobre uma carta clicando nela com
o botão direito do mouse.
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MANILHA NOVA E VELHA |
Manilha nova: |
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Manilha velha: |
É como já está descrito acima, onde as
manilhas são diferentes a cada mão,
dependendo da "vira".
Veja o exemplo abaixo, onde a "Vira" é um K,
então as manilhas são os As.
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Não tem "vira", e as manilhas são sempre as
mesmas:
Da mais forte para a mais fraca:
4 de Paus / 7 de Copas / A de Espadas/ 7 de
Ouros
Note que, na regra manilha velha, não tem
"vira", e as manilhas serão sempre as
mesmas.
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No MisterTruco você pode ver quais são as quatro
manilhas ao clicar no baralho.
No MisterTruco , você pode configurar para jogar a
com manilha velha ou nova, basta clicar no menu
"Configurações" na tela do Game.
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O MisterTruco
aceita todas as regras e variações descritas neste
texto.
Para definir as regras que deseja utilizar, vá até o Menu ->
Configurações. |
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